Se tem algo que dificilmente é pensado no momento de uma compra ou financiamento é se estamos fazendo isso porque necessitamos ou se é um desejo, ou melhor dizendo, a realização de um sonho que estamos adquirindo.
Pensando nisso, fiz este post para que você consiga separar o que é realmente uma necessidade do que são seus desejos, pois só quando identificar qual destes sentimentos está te fazendo assumir financiamentos ou te deixando no negativo é que você vai conseguir identificar seus gastos e começar a priorizar o que é realmente importante em seu momento de vida.
Necessidade
Conforme o dicionário significa:
Característica ou particularidade do que é necessário, essencial.
Aquilo que não se consegue evitar; inevitável: comer é uma necessidade.
O que não se deve prescindir; que não se pode pôr de parte; imprescindível: ele precisava suprir suas necessidades.
O que tem utilidade; que é conveniente; conveniência: percebeu a necessidade daquele trabalho.
Falta daquilo que é essencial; falta: ele compreendeu a necessidade da medicação para a sua recuperação.
Essencial para aquele exato instante; apuro: o diretor tem necessidade do professor agora.
Como bem podemos perceber, quando realizamos uma compra por necessidade, estamos fazendo está aquisição porque realmente precisamos dela, são produtos ou serviços essenciais para nossa sobrevivência e não algo que estamos comprando por lazer ou desejo e isto influencia muito para o momento que vamos implementar uma conta ao nosso planejamento mensal.
Alguns exemplos que são de necessidade em nosso orçamento são:
Alimentação
Saúde
Energia elétrica
Água
Aluguel ou Prestação da Moradia
Se não tivermos algo citado acima durante nosso mês, afetará diretamente nossa sobrevivência, pois sem se alimentar ficamos fracos e adoecemos, se não pagarmos o aluguel ou financiamento de nossa moradia, somos despejados, sem água não nos hidratamos e muito menos conseguimos nos higienizar, sem eletricidade nossa geladeira não vai manter os alimentos conservados e sem saúde não temos vida.
Então para ver se em uma compra é de necessidade, basta se perguntar o que vai acontecer na sua vida se ficar sem aquilo pelo próximo mês ou até juntar o valor para pagar a vista.
Desejo
Segundo o dicionário significa:
Aspiração; vontade de ter ou obter algo: desejo de perdão.
Objetivo ou propósito: um trabalho decente é o seu desejo.
Cobiça; excesso de vontade por bens, posses: o desejo de poder.
Impulso pelo prazer através de relações sexuais: desejo sexual.
Ação ou efeito de desejar; de querer; possuir vontade.
Como você bem deve saber, a maioria das compras ou aquisições que realizamos é baseado no desejo, na vontade de ter algo que parece que vai mudar nossa vida.
Um desejo que pelo menos 90% da população mundial tem, para te exemplificar, é o de ganhar muito dinheiro em um pequeno espaço de tempo, pois assim poderá fazer tudo que tem vontade.
Porém quando estamos lidando com nosso planejamento orçamental, devemos ter muito cuidado para este grande inimigo, pois muitas vezes confundimos o desejo de algo como necessidade e isso é o que leva a fazer compras desnecessárias, empréstimos, parcelamentos e o uso indevido do cartão de crédito.
Alguns exemplos de desejos que em nossa consciência consideramos algo necessário podem ser:
Televisão
Smartphone mais novo
Internet
Roupas
Objetos de decoração
Bebidas alcoólicas
Comer em restaurantes
Festas
Eletrônicos
Acessórios pessoais
Bijuterias
Produtos de Beleza
A lista é enorme do que a sociedade consumista considera algo de necessidade, porém pode muito bem viver sem ela, mas com certeza podemos nos deter a este luxo quando nosso orçamento permite, o problema esta em comprar objetos de desejos quando mal conseguimos pagar nossas necessidades básicas.
Eu sei muito bem o que é olhar para algo de desejo e não poder compra-lo, pois em meu processo para me livrar das dívidas, tive que aprender na dor o que realmente eu precisava e o que era apenas um desejo.
Outro ponto muito importante, é a antecipação de sonhos e desejos, mas o que pode ser uma antecipação?
Sabe aquele nosso primeiro carro, em que não acumulamos recursos financeiros para adquirir o mesmo pagando a vista e ganhando desconto, mas sim vamos atrás de empréstimos e financiamentos de até 48 ou 60 parcelas pagando o dobro do valor contratado só de juros e que na metade do tempo já teríamos acumulado o valor?
Pois bem isso se chama antecipação de desejo, pois nos dias atuais, temos diversos meios de locomoção, claro que algumas vezes precisamos do veículo para trabalhar, porém este são os casos raros, a maioria compra o veículo para ter uma facilidade de locomoção.
Isso faz com que foquemos apenas no ter o veículo e não nas despesas que virão junto com ele, como combustível, óleo, pneus, seguro e manutenção, e quando os mesmos começam aparecer sempre vamos tapando o furo de um lado enquanto se abre um buraco no lado oposto.
Novamente vou repetir, quando for comprar ou adquirir algo, pense na sua situação financeira atual e veja se pode viver sem a aquisição, assim você tomará boas decisões e poderá investir o dinheiro para realizar seus sonhos no momento certo.
Conselho
Se você ficou confuso com as informações sobre o que é necessidade e desejo, vou lhe aconselhar a tirar um momento da sua rotina e começar a ler o livro Rápido e Devagar do Daniel Kahneman, nele você vai entender que nosso cérebro tem duas formas de tomar decisões, uma que é a forma rápida, aquela que tomamos imediatamente de forma irracional, onde optamos pelo fácil.
Também há um pensamento mais aprofundado para a tomada de decisões, onde utilizamos outra parte do nosso cérebro que só entra em ação quando processamos algo com mais calma de forma racional, assim colocando todos os prós e contras ao tomar uma decisão.
Garanto que ao final deste livro você vai se programar para suas compras, pois vai conseguir identificar o que seu lado de ação rápida costuma decidir em suas compras.
Vou dar um exemplo pessoal, meu defeito é ir ao mercado sem uma lista de compras, pois tenho o costume de passar nos corredores e ficar olhando as promoções, e acabo comprando coisas que são totalmente desnecessárias e algumas vezes acabo esquecendo o que fui comprar.
Para que este meu lado não tome conta da minha cabeça, quando estou em um mês que não posso me dar ao luxo de gastos fora do planejado, faço uma lista e foco apenas em pegar o que está na lista, passo no caixa e vou para casa.
Espero que esta dica te ajude da mesmo forma que me ajudou, a compreender como funciona sua mente em momentos de curto prazo e de longo prazo, assim fará você fazer compras consciente e de forma correta.
Conclusão
Nesta publicação você aprendeu o que é necessidade e o que é desejo para começar a organizar sua vida financeira, lembro que este é o primeiro passo para identificar onde estamos gastando nosso dinheiro.
E para fins de aprofundar seu conhecimento deixo também uma recomendação de leitura que te fará compreender melhor nosso cérebro e como ele funciona quando temos que tomar alguma decisão, sendo ela no curto e no longo prazo.
Se ainda tem dúvidas deixe seu comentário, assim vamos ir realizando um processo de aprendizado cada vez mais instrutivo através da sua participação.
Um grande abraço.
Att.
Giovane Carpes
Opmerkingen