Começando a sua jornada de investidor através dos títulos do tesouro direto você se depara com 3 modelos de investimento que são:
E neste momento em que você não sabe a diferença entre eles, acha que será indiferente investir em qualquer um, com isso e opta por aquele que te entrega o maior retorno através da taxa de juros oferecida.
Pois bem, eu já passei por isso e sei o quanto é complicado saber a diferença entre investimentos só depois que já aplicamos nosso rico e suado dinheiro.
Mas hoje vou te trazer a diferença que há entre os 3 modelos de investimento de tesouro direto para que você aplique naquele que realmente vai ser o ideal para aplicar sem ter nenhum inconveniente futuro.
Tesouro Direto
Para falar dos modelos de investimento, precisamos primeiro entender o que é o tesouro direto e qual a sua intenção de captar dinheiro.
Criado em 1986 através do DECRETO Nº 92.452, DE 10 DE MARÇO DE 1986, o Tesouro Nacional nasceu com a função de planejar e honrar com o pagamento das dívidas publicas, isto é, quando o governo federal assumir uma dívida para alguma melhoria ou investimento na sociedade, é o tesouro nacional que deve planejar como será captado o dinheiro para conseguir prosseguir com o projeto.
Então o tesouro nacional avalia formas de enviar títulos de dívidas que sejam adquiridos pela sociedade, isso significa que você empresta o dinheiro para o governo realizar uma melhoria ou investimento e em troca ele devolve seu dinheiro com juros.
Mas a emissão de títulos de dívidas só foi criado para pessoas físicas e não por fundos no ano de 2002 pois notou-se que os administradores cobravam altas taxas de administração.
Após a criação do LTN (Letra do Tesouro Nacional), pessoas com CPF puderam investir seu dinheiro no Tesouro Nacional de forma direta e com um valor inicial de R$ 30,00, com a ideia de tornar isso uma alternativa a poupança, já que oferece um seguro maior para o investidor por se tratar do governo federal e não de uma instituição bancária.
Para saber mais sobre a história de como foi criado o Tesouro Nacional clique aqui.
Tesouro Selic
Um dos investimentos mais indicados para quem ainda não tem patrimônio nem reserva de emergência, com certeza é o Tesouro Selic pois este é um investimento com liquidez diária e sua taxa de juros é referente a 100% da taxa selic.
Explicando de forma menos didática, é como se você colocasse o dinheiro em uma poupança, só que rende 100% da taxa selic que é a taxa básica de juros e é aplicado a juros compostos, isto é, rende diariamente.
Também pode ser retirado, no caso, vendido o papel a qualquer momento sem perder dinheiro, porém deve-se pagar o IRPF referente ao tempo que deixou o dinheiro investido e somente sobre o valor do lucro.
Tabela de IRPF por tempo de investimento.
Em relação ao prazo do titulo, como já mencionado antes, o titulo pode ser vendido a qualquer momento, mas na hora de compra-lo você vai ter a opção por exemplo de Tesouro Selic 2030, isso quer dizer que o dinheiro investido no titulo será devolvido ao investidor com todos os juros no ano mencionado, mesmo que você não retire o valor, no ano de 2030 o valor será debitado na sua conta pois é o encerramento do título que você comprou, neste momento está na hora de você reinvestir o dinheiro em outro título ou em outra aplicação que seja de sua vontade.
Tesouro Prefixado
Para aqueles que querem saber exatamente quanto vai render o dinheiro aplicado por um determinado período de tempo, tem o tesouro prefixado, onde você já sabe no momento em que adquiri o título, qual a taxa de juros que será paga no fim do contrato.
Porém, diferente do tesouro selic e apesar de ter liquidez diária, este título pode dar prejuízos caso seja retirando antes do vencimento em contrato, isso porque no momento que você investe nele já tem a taxa de juros que será paga anualmente sobre o capital investido no fim do contrato, então como há uma quebra de contrato também há multa rescisória.
Este é o típico investimento que muitas vezes tem maior rendimento, porém são para aquele dinheiro que realmente não queremos utilizar até a data do vencimento contratado, um exemplo pode ser para a troca de um carro, uma compra planejada ou o casamento.
Ao retirar o valor antes do prazo você deve arcar com a rescisão contratual, a taxa de administração e o IRPF sobre o lucro, o que muitas vezes acaba empatando com o valor investido ou até tendo perca dependendo a situação.
Agora se você investiu e deixou o investimento até o vencimento, pagará somente a taxa de custódia que é para todos os títulos no valor de 0,25% ao ano sobre o valor do título e o IRPF conforme tabela da imagem acima.
E por fim, este título tem 2 formas de remuneração onde uma é juros prefixados anual e outro com juros semestrais, onde os juros são aplicados a cada 6 meses, isto é, se você precisar retirar antes de vencimento já tem garantido os juros caso retirar após os primeiros 6 meses, porém ainda é valido a questão da rescisão contratual, então fique atento.
Tesouro IPCA
O terceiro e último titulo de dívidas é o Tesouro IPCA, normalmente visto como IPCA+, pois sua constituição é a inflação de determinado período mais alguma pequena porcentagem.
Vamos detalhar melhor isso para ficar compreensível.
Primeiro você precisa saber que IPCA é o Índice de Preço ao Consumidor Amplo, para facilitar a compreensão, imagina é pego todo o tipo de produto consumido no brasil e visto no geral o quanto os preços subiram, ou melhor, visto quanto o dinheiro perdeu de valor.
Se quiser intender melhor sobre o IPCA clique aqui.
Bom, agora que você sabe o que é o IPCA, basta ver quanto além dele será pago para que você compre este título, um exemplo pode ser IPCA+1,5%a.a., que significa que na data do vencimento o dinheiro que você investiu neste título não perdeu valor e teve uma pequena taxa de juros como lucro.
Mas assim como no prefixado, se você retirar ou vender seu título antes do prazo pode ter que pagar a rescisão contratual, porém assim como o prefixado a uma modalidade que tem juros semestrais, onde a cada 6 meses é acrescido de juros sobre o investimento.
Em épocas em que o real está desvalorizando cada vez mais, este é um bom investimento, pois você mantém o valor do dinheiro e ganha juros sobre ele.
Dicas Para Investir
Como dito na introdução desta postagem, para quem é novo nos investimentos e esta formando sua reserva de emergência, está é a opção mais segura de investimento por se tratar de um empréstimo feito ao governo federal, onde a chance de o mesmo falir é extremamente baixa.
Agora, para você investir no tesouro direto o mais aconselhado são as corretoras, pois a grande maioria delas tem as taxas zeradas para investir no tesouro, justamente para incentivar a população a trocar a velha poupança por algo que realmente é um tipo de investimento que trará resultados aos seus investidores.
Se você quer saber mais sobre o tesouro direto pode acessar o site www.tesourodireto.com.br, onde é possível ver todos os tipos de investimentos, saber mais sobre o tesouro direto e simular investimentos para decidir em qual investir.
Conclusão
Se este post foi informativo e atendeu as suas expectativas, deixe seu comentário, pode ser com dúvidas, criticas construtivas e opinião sobre o assunto, precisamos de sua participação para melhorar ainda mais os conteúdos e torna-lo compreensível a todos.
Referências
Tipos de Tesouro, Tesouro Nacional, 2021. Disponível em: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/tipos-de-tesouro; Acesso em: 10/07/2021
Conheça o Tesouro Nacional, Tesouro Nacional, 2021. Disponível em: https://www.tesourodireto.com.br/conheca/institucional; Acesso em: 10/07/2021
Simulação, Tesouro Nacional, 2021. Disponível em: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/calculadora; Acesso em: 10/07/2021
Regras de Investimento, Tesouro Nacional, 2021. Disponível em: https://www.tesourodireto.com.br/conheca/regras; Acesso em: 10/07/2021
コメント