top of page
Foto do escritorGiovane Gasparetto Carpes

Diferença entre Guardar, Poupar e Investir.

Quando falamos em guardar, poupar e investir nos confundimos achando que as 3 palavras levam ao mesmo significado, porém está longe disso estar correto.


Se você assim como eu, teve sua base financeira focada em poupança, com certeza pode acreditar que guardar esta relacionado em transferir o dinheiro para sua conta poupança, o mesmo acontece se a pergunta for de quanto você poupou ou investiu durante o mês.



Claro que neste caso estamos falando em específico na inclusão destas palavras quando falamos em dinheiro e finanças.


Por muitos anos eu acreditava que isso estava conectado e fazia todo o sentido, porem ao estudar mais afundo sobre finanças e investimento, hoje posso dizer que na sua poupança você guarda, em suas compras você pode poupar e se você já abriu uma conta em uma corretora e viu alguns investimentos seja de renda fixa ou variável, é muito provável que tenha investido seu dinheiro.


Se você não compreendeu o parágrafo acima não se apavore, leia este post até o final que vou separar e detalhar o que significa cada palavra destas para que a partir de hoje você comece guardar o que pode ser guardado, poupar no que pode ser poupado e investir de forma a aumentar seu patrimônio.






Poupar


Segundo o dicionário poupar significa:


"Gastar com cautela, evitando desperdício: poupar o salário."

Outra interpretação encontrada é:


"Guardar dinheiro por economia, geralmente para um investimento futuro: estava poupando dinheiro para comprar um carro; ele se esforça, mas não consegue poupar."

Podemos interpretar que poupar é o ato de não sair gastando o salário, assim como podemos usar no ato de economizar em uma compra ou no mês a fim de conseguir guardar o dinheiro.


Note que a palavra guardar que será detalhado mais a frente, surge junto com poupar, pois se você poupa algo, possivelmente esta guardando em algum lugar.


Mas para tentar deixar mais claro a visão de poupar vou exemplificar com o caso de uma roupa nova.


Você compra uma roupa que vai destinar apenas para ocasiões especiais, deste modo já tem em mente que só usará ela quando for a uma festa ou reunião, não utilizando a mesma em seu dia a dia, pois quer poupa-la do desgaste.

Neste ato de não usar a roupa em qualquer dia ou oportunidade você esta poupando a roupa, ou no caso aumentando a vida útil dela.



O mesmo acontece com o dinheiro, você não o utiliza para prolongar o valor que você tem na carteira, assim só vai usa-lo quando e se necessário.


Mas também pode poupar em uma compra, onde você vai no mínimo em 3 lojas para ver o preço da mesma roupa e com isso tomará a decisão de comprar na mais barata, assim você poupou dinheiro em uma compra e este valor você poderá guardar.


Guardar


Segundo o dicionário guardar significa:


"Conservar, arrecadar: quem guarda, tem."

Outra interpretação encontrada é:


"Conservar, não perder: conseguiu guardar seu prestígio."



Em minha opinião, a palavra guardar é a mais utilizada por ser bem ampla em seu significado, porém pode acontecer de ser feito uma confusão quando utilizada de forma incorreta.


Para exemplificar o significado de guardar, vamos continuar no compra da roupa citado na palavra poupar.


Então afim de poupar sua roupa, você a guardou dentro do guarda roupas em um setor exclusivo para roupas de festas e eventos.


Note que quando usada a palavra guardar, em nenhum momento se refere a economizar ou até mesmo ganhar.


Isto porque o ato de guardar no que diz respeito a finanças, é o ato de colocar o dinheiro em algum lugar e não de aplicar o dinheiro de forma a fazer o mesmo render.


Você pode guardar dinheiro em baixo do colchão, em uma lata, na sua carteira, em conta corrente ou poupança, enfim em inúmeros lugares, mas isto só quer dizer que o dinheiro esta em um lugar que você o colocou e não que destino lhe foi dado, como de aplicação, compra ou reserva.


Investir


Segundo o dicionário guardar significa:


"Aplicar, empregar, inverter capitais com finalidade lucrativa; fazer investimento (de capitais): o prefeito não investe em educação."

Outra interpretação encontrada é:


"Dar, com certas formalidades, posse ou investidura a; empossar: investiu-se na propriedade do irmão."


Está é uma palavra que algumas vezes é utilizada de forma incorreta quando compramos algo que não cumprirá com o verdadeiro intuito que investir se refere.



Particularmente, quando há dinheiro envolvido, só considero investimento naquilo que me trará mais dinheiro de volta, isto é, ao fazer um curso, comprar livros, aplicar dinheiro em renda fixa ou variável entre outros, mas note que a questão de cursos e livros me fazem aprender mais e assim para ter acesso ao meu conhecimento meu cliente ou empregador terá que pagar mais, caso contrário não terá acesso a tudo que sei e aprendi.


Agora ao comprar um carro novo, não considero um investimento pelo fato de que no momento de aquisição você paga um valor e na hora da venda perde cerca de 15% até 40%. Sei que o carro traz a vantagem de levar seu proprietário a qualquer lugar que o mesmo deseje, porém para isso é preciso colocar combustível, fazer as manutenções e nos dias atuais pagar um seguro, então muito além do valor pago por ele, você continuará gastando para que ele te traga benefícios, e me refiro a conforto e não a retorno financeiro.


Então eu só utilizo investir em casos que seu que o dinheiro que estou colocando em algo me trará formas de ganhar mais dinheiro ou que o dinheiro trabalhe sozinho para se valorizar.


Claro que há muitas contradições, por isso expresso que este é meu ponto de vista para utilizar a palavra investir.


Conclusão


Agora que você sabe o que diferencia as palavras poupar, guardar e investir no que diz respeito a finanças e dinheiro em geral, poderá criar um novo ponto de vista para utiliza-las.


Mas lembre-se que aqui é exposto o significado visando apenas a relação com dinheiro, pois as mesmas podem ser utilizadas para outros fins que não se resumem ao seu dinheiro.


Caso algo ficou vago e não teve sua compreensão, deixe seu comentário com a sugestão de melhoria, o que não ficou compreensível ou apenas no que o post te agregou de positivo.


E não esqueça de compartilhar com os amigos e familiares, para que eles consigam entender o seu ponto de vista ao utilizar as palavras poupar, guardar e investir.


Um grande abraço.

Att.

Giovane Carpes

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page