top of page
Foto do escritorGiovane Gasparetto Carpes

Dúvidas de Quem Nunca Investiu

Quando comecei a me interessar por investimentos, não foi apenas pelo fato de pensar no futuro, mas também pelo fato de que eu queria valorizar mais meu dinheiro a ponto de que ele trabalhasse sozinho para me trazer uma vida financeira mais confortável.




Lembro-me que no ano de 2018 comecei a ver alguns vídeos do canal Me Poupe, onde ouvi falar em tesouro selic, investimento, corretora e algumas outras coisas.


Confesso que no inicio pareceu muito estranho, pois além de palavras que eu nunca tinha ouvido na minha vida, qual o motivo de alguém estar falando publicamente como fazer o dinheiro render mais.


Hoje entendo, que muito mais do que ensinar alguém a linguagem do mundo financeiro, é ter a sensação de dever cumprido quando se recebe uma mensagem dizendo que o seu conselho foi útil.


E hoje estou aqui com algumas das principais dúvidas que me surgiram logo no inicio da minha caminhada e que pode ser útil para você que está querendo investir melhor ou para você que além de já ter começado ainda está com muitas dúvidas.


As principais dúvidas que eu tive no começo foram as seguintes:



Se algumas destas dúvidas está presente no seu pensamento, vou responder com poucas palavras e ir direto ao ponto, mas de forma que seja compreensível.



Qual a Diferença de Banco e Corretora


De longe esta é uma das maiores dúvidas, pois pessoas físicas dificilmente foram apresentadas a corretoras de valores, fazendo com que a sua vida financeira fosse baseada apenas em bancos.


Sendo assim, quando descobri que o banco utilizava o meu dinheiro em conta corrente ou conta poupança para ganhar mais dinheiro e nunca me deu nem um retorno, pelo contrario, ainda tinha que pagar uma taxa mensal para que ele usa-se o meu dinheiro para fazer mais dinheiro, fiquei p.... da vida.


Para resumir, o banco vende produtos como conta corrente, seguros, empréstimos e vende investimentos, isto mesmo, pois ele cobra do cliente uma taxa para fazer a aplicação que no final o que você investiu se torna a mesma coisa de ter deixado o dinheiro na poupança.


Já as corretoras tem como foco te oferecer uma enorme gama de investimentos e te cobram uma pequena taxa na hora da compra para armazenar seu título de investimento, isto é, a corretora ganha dinheiro com uma porcentagem cobrada apenas para fazer as transações e isso não chega nem a 0,5%, em muitos casos as corretoras nem estão mais cobrando a taxa de corretagem.


Elas criam um fundo específico da corretora que se você investir nele e tiver um bom retorno, só vai pagar uma taxa de performance, que é uma espécie de salário para o administrador do fundo, mas isso normalmente é menos de 1%, então se o fundo te der no ano um lucro de 10%, você paga 1% pela administração e recebe os 9% de retorno.



Será Que é Seguro Essa Tal de Corretora


A resposta é, depende, pois há muitos golpes principalmente com criptomoedas, mas as corretoras sérias sempre vão oferecer o seguro FGC, porém, mais um detalhe neste ponto, para consultar as corretoras registradas neste serviço entre no site https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/encontreinstituicao e consulte se a corretora que você escolheu está devidamente registrada.


Após verificar se a corretora tem o registro no FGC e você gostou da forma como ela trabalha, ou até mesmo do layout do site, basta fazer seu registro e enviar as informações solicitadas.


O Que é o Seguro FGC


Para ser bem direto, é como fazer um seguro de vida, para o carro ou para sua casa.


Para uma instituição que movimenta valores em papéis e títulos dar ao seu cliente a segurança de que se a instituição vier a falência, o seu cliente não perde todo o valor investido.


Toda a corretora ou até mesmo bancos fazem o registro no FGC para que na pior das hipóteses o cliente receba o valor de até R$ 250.000,00, então se o cliente tiver mais que este valor investido na mesma corretora e a mesma falir, o valor máximo pago é de R$ 250.000,00.


Por isso há uma opção de fazer registro em mais de uma corretora para diversificar os investimentos, onde em uma você só investe em renda fixa e na outra só em renda variável, ou pode fazer a diversificação nas duas corretoras.


Mas um pensamento meu é que, para corretoras que tem investidores de milhões quebrar é muito difícil, não impossível, mas difícil.


Para saber mais sobre o que é e o que cobre este seguro, pode acessar o site https://www.fgc.org.br/garantia-fgc/sobre-a-garantia-fgc e ver está e outras informações disponíveis.



Como Escolher Uma Corretora


Agora vem a parte que eu considero mais importante, confesso que quando escolhi a minha primeira corretora, optei por uma em que vi o comercial na TV e não olhei para o que era essencial.


Agora com um pouco mais de expertise posso te dizer que para escolher uma corretora você deve fazer uma pesquisa de produtos e taxas, assim como pode criar uma conta em cada corretora.


A conta na corretora não é cobrada, não pelas melhores, então você pode fazer o cadastro em todas que você gostou, mas na hora de investir é que vem o grande porém, pois vai ser como realizar a pesquisa de preço de algum produto ou serviço que precisamos.


Além de olhar os valores das taxas, isso se existirem, temos que ver qual delas está nos oferecendo o melhor investimento, pois a corretora vai te oferecer por exemplo um investimento em CDB ( é um investimento onde você empresta o dinheiro para o banco fazer empréstimos) com uma taxa de 127% do CDI, aqui faço um adendo, os 127% NÃO É SOBRE O INVESTIMENTO E SIM SOBRE A TAXA, para consultar a porcentagem da taxa acesse http://www.b3.com.br/pt_br/ e olhe no campo TAXA DI, os 127% é sobre aquele valor.


Para melhor compreensão, no dia em que escrevo este texto a taxa está de 3,4% isso significa que o investimento me pagará 3,4% (100%) + 0,918% (27%) totalizando 4,318% ao ano de juros sobre o valor que emprestei (quando a liquidez é diária você recebe juros compostos).


Voltando ao assunto corretora, uma vai te oferecer um CDB de 127% já outra pode estar oferecendo um CDB de 135% e assim consecutivamente, este vai ser o seu trabalho na hora de investir, ver qual a corretora esta pagando melhor.




O Que Significa Renda Fixa


Existem dois tipos de de renda, a fixa e a variável, mas para quem está começando e sem muito conhecimento, é mais indicado sempre investir em renda fixa.


A renda fixa nada mais é que um investimento que você sabe o valor exato que vai ter de retorno, isto é, você tem uma segurança através de juros compostos, por isso os investimentos iniciais são em renda fixa.


Para facilitar a compreensão, a renda fixa é como se fosse a poupança, porém ao invés de pagar juros mensais vai te pagar juros diários, por isso a poupança é o pior investimento para bons retornos.


Alguns dos investimentos mais comuns neste segmento são os CBD, LCI, LCA e Tesouro Direto, todos estes é possível fazer o cálculo de quanto vamos receber se deixarmos o dinheiro até o final do prazo, porém alguns com liquidez diária é possível retirar o valor a qualquer momento, estes são os indicados para montar uma reserva de emergência e para colocar o primeiro pé nos investimentos.


Tesouro Direto é Algo do Governo


Além dos bancos, o governo também solicita empréstimos para fazer obras, melhorias e pagamentos, assim paga juros para quem comprar os títulos de dívidas que eles emitem através do Tesouro Nacional.


Há 3 tipos de investimentos disponíveis onde um é o Tesouro Selic, outro com o nome de Tesouro Pré-Fixado e Tesouro IPCA+.


A diferença principal entre eles é a forma da remuneração, onde o tesouro selic se baseia na taxa selic e tem sua liquidez diária, isto é, pode ser retirado a qualquer momento.


O tesouro pré-fixado é aquele que te diz a porcentagem que você vai receber de juros anuais, independente se a taxa selic subir ou cair.


E por fim o tesouro IPCA+ que é baseado na inflação, então ele te paga a inflação mais alguma porcentagem, assim você recebe a inflação do período (IPCA) fazendo seu dinheiro não perder o valor mais 1% ou 2%.


Atenção, os investimentos em pré-fixado e IPCA+ tem prazo de resgate, então consulte o prazo e veja se deixará o dinheiro até o final, caso contrário opte pelo selic, pois se retirar o dinheiro antes do prazo poderá ter de pagar uma multa e perder dinheiro.


O Que é Reserva de Emergência



A parte mais longa de quem vai começar com certeza é montar a reserva de emergência que tem como indicação ser o valor entre 6 meses a 1 ano do seu salário ou ganhos mensais, assim se acontecer de você sair do emprego ou não receber seu salário em dia terá o benefício de contar com sua reserva, mas atenção, a reserva é algo apenas para emergência com saúde ou falta de rendimentos, não para adquirir bens passivos, para outros fins deve-se montar um plano de compra.


Para saber mais detalhes tem um post que fiz falando apenas da reserva de emergência que você pode acessar clicando aqui.


Conclusão


Agora você já sabe onde deve começar e o porque começar desta forma, mas sempre vão surgindo mais dúvidas no decorrer do caminho, e se isto já aconteceu com você deixe nos comentários que vou te ajudar.


Creio que o texto já ficou bem educativo sem muito para se falar nesta conclusão, mas se faltou alguma informação pode deixar seu comentário abaixo e vamos conversar sobre o assunto.


Um grande Abraço

Att.

Giovane Carpes






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page