top of page
Foto do escritorGiovane Gasparetto Carpes

CDI e Taxa DI Não São a Mesma Coisa


Quem quer investir em renda fixa precisa conhecer o que significa quando o retorno do investimento é uma porcentagem do CDI, sendo que CDI é nome do papel que é vinculado a taxa DI administrada pela B3.

Se isto confundiu sua cabeça continue lendo este post para intender melhor o que significa cada uma das siglas citadas acima e como consultar sua cotação do dia.



O Que é CDI


Para quem está começando no mercado financeiro acaba se deparando com diversas siglas, taxas e referências que, tradicionalmente acabam não sendo ensinadas nas escolas e/ou faculdades, isso remete o interessado a fazer pesquisas para compreender o que esta determinada sigla significa mediante ao retorno de um investimento.


A mais comum para investir em renda fixa é a CDI que recebe esta sigla graças ao papel que ela exerce para quando ocorre um empréstimo estre bancos, isto é, um banco muitas vezes é obrigado a pegar dinheiro emprestado para não finalizar o caixa do dia negativo, para isso solicita empréstimos de outras instituições, está operação é nomeada de Certificado de Depósitos Interbancários ou mais tradicionalmente conhecido como CDI.


O que é DI ou Taxa DI


Como mencionado anteriormente os bancos ou instituições financeiras emprestam dinheiro entre eles, normalmente para fechar o caixa positivo.


Quando há a solicitação do empréstimo via CDI, há uma taxa a ser cobrada, pois como você paga juros quando solicita um empréstimo, os bancos também precisam devolver o dinheiro ao financiador pagando juros sobre o valor que foi pego emprestado.


A diferença é que para qualquer outro investimento a taxa de referência é a taxa selic, já para esta modalidade de empréstimos é cobrada a taxa DI, que fica muito próxima a taxa selic, porém o cálculo realizado para a taxa DI é feito pela B3 e tem uma liquidez diária, isto é, diferente da taxa selic que é definida pelo copom quando é necessário alguma mudança no cenário econômico nacional, a taxa DI tem seu cálculo realizado diariamente através das transações que ocorrem durante o dia.


Resumo


Para resumir este assunto, podemos dizer que quando investimentos em algo que vai te trazer por exemplo 120% do CDI, isto quer dizer que, você vai emprestar dinheiro a uma instituição financeira onde o papel de acordo entre você é o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e a taxa que o investimento vai te dar como retorno é 120% da taxa DI, isto é, a taxa DI inteira mais 20% sobre ela.


Aqui também deixo uma dica, não se iluda com a taxa de retorno, pois em meu primeiro investimento olhei apenas para o retorno de 120% e não as taxas cobradas, sobre o que era os 120%, se a instituição possuía FGC entre outros, então antes de sair colocando seu rico dinheiro em um investimentos olhando apenas os 120%, PARE, respire e leia atentamente o teor completo do investimento.


Como Consultar a Taxa DI


Para consultar a taxa DI é muito fácil, basta que você acesse o site da B3 (www.b3.com.br) e já no inicio da pagina tem a indicação do índice, conforme imagem abaixo:


Você também pode ver todo o histórico da taxa assim como compreender como é realizado o cálculo dentro do site da B3 ou clique aqui.


Conclusão


Agora que você sabe a diferença entre CDI e Taxa DI, já está capacitado para fazer investimentos em renda fixa sabendo o quando será o se retorno, pois além de ter aprendido o que é cada sigla foi visto também como consultar a taxa do dia.


Espero que este conteúdo tenha sido de grande ajuda e se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário que vamos tratar de te deixar afiado para fazer investimentos.


Um grande abraço

Att.

Giovane Carpes


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page